O que que háTextos de colaboradores

Zeka Sixx faz literatura punk

Faça você mesmo.

Eis um dos pilares do punk, um movimento contracultural que surgiu no final dos anos setenta como uma resposta mais agressiva e questionadora aos ideais pacíficos e otimistas dos hippies. Hoje em dia, as tribos – que pareciam tão claramente definidas em um passado nem tão remoto – aparentemente fundiram-se e misturaram-se, não sendo mais tão simples classificar o estilo e a ideologia de alguém.

Os princípios básicos destas tribos seguem atualíssimos e em vigor. Contudo, é através de sua atitude, e de sua forma de ver, agir e reagir, que ainda é possível estabelecer onde, e em qual sistema de ideias, determinada pessoa se enquadra.

Deste modo, se eu tivesse de inserir o escritor gaúcho Zeka Sixx em algum movimento cultural, eu afirmaria sem medo de errar: Zeka faz literatura punk. Literatura punk legítima e pervertida, da concepção até o resultado final.

O Caminho dos Excessos, que marca a estreia de Zeka Sixx na literatura nacional, é um livro punk em forma e conteúdo. Através dos trinta e dois contos que compõem a obra, Zeka retrata uma perseguição implacável – e desesperada – por um modo de viver alucinado e inconsequente, extraindo da própria vida o que existe de mais selvagem, intenso e caótico. Sua fonte de inspiração é, sem dúvidas, uma fonte que verte álcool.

Zeka Sixx não criou apenas os contos do livro O Caminho dos Excessos. Criou também todo o resto – desde o projeto gráfico, passando pela capa, diagramação, registros editoriais e impressão. Zeka fez, e fez tudo sozinho. Creio que, justamente por isso, o livro passe ao leitor a sinceridade saliente que apenas obras cruas, cruéis e corajosas são capazes de passar.

Zeka Sixx não teme colocar a intuição acima da razão, o estilo acima da técnica, o instinto acima do raciocínio. Sua honestidade pulsa e vibra de maneira contundente. É perceptível que o autor não (se) permitiu impor qualquer espécie de censura em seu texto; não há concessões na obra O Caminho dos Excessos. Zeka não enfeita palavras, e nem tenta colocar um casaco sobre a moça nua. Tudo o que deve ser dito; tudo o que precisa ser dito; está ali. E o que não deve e não precisa, também está. Se é inadequado ou não; se é conveniente ou não; se é politicamente correto ou não; Zeka está nem aí.

Porém, apesar de afirmar com plena convicção que seu livro de estreia é literatura punk pura e cristalina, sabemos que rotular, classificar, etiquetar e catalogar acaba sempre por empobrecer a arte. Pessoas, livros e histórias não são produtos industrializados, passíveis de descrições sucintas e levianas. Mas nem isso o autor parece temer.

Por estas, e por muitas outras razões, O Caminho dos Excessos é um livro que me surpreendeu por, deliberadamente, abrir mão de tentar se encaixar em padrões estéticos socialmente aceitáveis. E Zeka Sixx, o autor por trás da obra, me surpreendeu igualmente pela sua veia questionadora, sua coragem em assumir riscos, sua facilidade em desmoralizar a ordem, e bagunçar com classe e com convicção nosso status quo.

O mundo precisa desesperadamente de escritores insurgentes, desobedientes, transgressores. Porque este é o papel dos escritores: subverter, desconstruir, ir pela contramão. E por isso toda literatura que se preze deve ser punk, deve ser agressiva, deve ser furiosa e ameaçadora.

Uma literatura comportada, baseada na paz e no amor, feita com açúcar e com afeto por autores submissos e disciplinados, não faz diferença nenhuma no fim das contas.

E isso é inadmissível, como Zeka Sixx bem sabe.

por Jana Lauxen

 

* Saiba mais sobre Zeka Sixx e O Caminho dos Excessos acessando www.zekasixx.wix.com/ocaminhodosexcessos

 

 

Previous post

Lançamento

Next post

BELO HORIZONTE RECEBE É TUDO VERDADE 2015