O que que há

a cobra está solta…

Está sendo lançada mais uma edição edição da revista Jararaca Alegre, um coletivo de humor, literatura e artes plásticas em forma de fanzine, com colaboradores consagrados e ilustres desconhecidos, dia 16 de setembro, quinta-feira, no Usiminas Belas Artes, à Rua Gonçalves Dias,  1581, Lourdes, com um encontro litero-musical. A promoção é da Livraria Usina das Letras.

A cartunização da poesia drummondiana é o mote desta edição. A Jararaca Alegre homenageia Carlos Drummond de Andrade, através de desenhos dos cartunistas Ziraldo e Camilo (editor da revista) e capa de Jorge Inácio, textos de Raul Miranda e Cind Canuto e uma rara tradução de Drummond para uma música dos Beatles.

Também estão na revista, entre outros, os cartunistas Lute, Quinho, Rico, Gilmar, Fernandes e Orlando; os escritores Ruy Castro, Maxs Portes, Wagner Martins, Sérgio Fantini, Sylvio Abreu e Os Impublicáveis; os poetas Marcos Teixeira, Fernando Righi, Fernanda Cordeiro e Orlando Bianchini (in memoriam), o artista plástico Paulo Vieira, enfim, uma salada que resulta em leitura de primeiríssima qualidade. Traz também coberturas do BH Humor,  FIQ e do Salão Drummond de Humor. Como novidade, o lançamento do Primeiro Festival Nacional da Piada Ruim.

A Jararaca Alegre é, provavelmente, o fanzine mais antigo do Brasil, circulando desde 1975, tendo iniciado como jornalzinho estudantil mimeografado no Colégio Estadual de Caratinga, passando depois a ser publicado como revista, livro,coluna de jornais, suplementos e hoje,em nova fase que já chega ao número 7, começa a circular em diversas cidades, deixando o cordão umbilical em Caratinga.

Suas edições são sempre lançadas com festa em barzinhos, cafés e livrarias, nas cidades de Caratinga, Ipatinga, Belo Horizonte, Rio e, a partir desta edição, Itabira, São Paulo e São João Del Rei. Seus colaboradores são um clube que reúne artistas consagrados e ilustres desconhecidos – mas não menos talentosos. Cada edição tem um tema principal, mas as outras páginas são preenchidas pelos seus colaboradores, que não tem pauta.

A revista tem circulação limitada mas tem planos de voar mais alto, o que está sendo cada vez mais possível devido à aceitação que tem encontrado nos nichos que freqüenta. Para o lançamento no Belas Artes, está prevista uma apresentação musical com Cabeto Carli, apresentando seu CD “Cadê o Trem”, da Jararaca Records, cujo “cast” estará presente para apresentar rock, blues, MPB e jazz.

Previous post

esplim

Next post

a vida sem boas ideias é uma merda...