O que que há

Jararaca Alegre: Edição especial e exposição na BH Beatle Week 2015

A revista de cultura, humor e rock’n roll, Jararaca Alegre, participa mais uma vez da BH Beatle Week, lançando edição especial para o evento e promovendo a exposição “The Beatles in J. A.”, em parceria com a Urban Arts BH, com trabalhos dos cartunistas da revista enfocando os quatro cabeludos de Liverpool. Os desenhos ficarão expostos no Cine Theatro Brasil Vallourec durante o evento, e por todo o mês de dezembro na Galeria Urban Arts BH, à rua Sergipe, 1171, na Savassi, onde acontece o lançamento da revista no dia 9 de dezembro, a partir das 20h.

Em 2015, a Jararaca Alegre circulou durante a BH Beatle Week como a revista oficial do evento, e este ano repete a dose, trazendo em suas páginas a programação de 2015, a cobertura do evento de 2014 e os desenhos dos cartunistas da revista sobre os Beatles, além do seu conteúdo normal (literatura, humor, música, fotografia, quadrinhos e artes plásticas). A edição será distribuída nos locais onde acontecerão os eventos programados para este ano. O lançamento terá show com os integrantes da Jararaca Records emoldurados (literalmente) pelas obras de Pop Art da Urban Arts BH.

Participam com seus desenhos na “The Beatles in J. A.” os seguintes cartunistas: Ziraldo, Quinho, Camilo, Jorge Inácio, Fernanda Cordeiro, Genin Guerra, Fernandes, Laz, Tonho Oliveira, Edra e Lex, artistas que publicam regularmente na Jararaca Alegre, o que torna a revista uma das mais interessantes publicações voltadas ao cartunismo no Brasil.

40 anos de publicação

A Jararaca Alegre é, provavelmente, o fanzine mais antigo em publicação no país. Fundada em 1975 como jornalzinho estudantil mimeografado no Colégio Estadual de Caratinga, Minas, é publicada desde então quase ininterruptamente, uma vez que seu editor, Camilo Lucas, se tornou cartunista a partir daquela experiência e, ao longo de sua carreira em jornais e outras publicações, sempre arrumou um tempo para publicar uma ou outra edição todo ano.

Assim, a partir do ano 2000, iniciou-se uma nova série da revista, começando novamente do n° 1, tendo sido publicadas até hoje 14 edições, além de duas especiais, livros, CDs e reedições para completar o lançamento da “Jararaca In Box”, uma caixa contendo a coleção atual, comemorativa dos 40 anos comemorados este ano, com um grande evento em Caratinga. Foi um festival que durou cinco dias, de 28 de outubro a 1° de novembro, com muita arte, música, lançamentos, festas, exposições e um “Troféu Jararaca Alegre – Amigos da Cultura”, que foi entregue àqueles que fizeram parte desta história.

Os 40 anos da Jararaca Alegre também são enfocados na edição que vai circular na BH Beatle Week 2015.

Previous post

O séquito

Next post

Editorial: O apocalipse impublicável