O que que há

REVISTA JARARACA ALEGRE HOMENAGEIA O ESCRITOR MAXS PORTES

A Revista Jararaca Alegre convida para o lançamento, em Belo Horizonte, da edição da sua última edição em homenagem ao escritor Maxs Portes, que vai acontecer no João Caetano Cafés Especiais (antigo Café Kahlua), Rua dos Guajajaras, 416, Centro, dia 8 de agosto próximo, sábado, a partir das 11h, com participação da revista Os Impublicáveis. Vamos relembrar a vida e a obra de Maxs com muita música e poesia.

Esta edição da Jararaca Alegre traz os colaboradores regulares com textos, cartuns e fotografias, mas traz também um caderno especial sobre o escritor Maximiano de Figueiredo Portes, o Maxs. A revista foi lançada em Caratinga em maio, com presença da viúva do escritor, Glória Borges, em um sarau no Centro Cultural Casarão das Ares. E a revista Os Impublicáveis traz literatura e crítica sob o slogan “O que faz o texto é o seu movimento”.

Vários escritores e artistas ligados à revista Jararaca Alegre que também eram convivas do Maxs, foram convidados a darem versões pessoais sobre sua relação com o escritor e sua obra. Assim, participam desta edição os escritores Robert de Andrade e Sylvio Abreu, os poetas Juarez Gomes de Sá e Lysias Leitão, o jornalista Humberto Luiz, os cartunistas Camilo Lucas e Jorge Inácio e o fotógrafo e cineasta Elizeu Mól.

O ESCRITOR

O jornalista, editor, designer gráfico e principalmente Escritor Max Figueiredo Portes morreu aos 69 anos, em 6 de janeiro de 2014, em Caratinga, depois de ter lutado durante meses contra um câncer de pulmão.

Maxs Portes cursou artes gráficas em Paris e, na volta ao Brasil, passou a morar em Belo Horizonte, onde trabalhou como diagramador do ‘Suplemento Literário de Minas Gerais’ e da ‘Revista Ars Média’, editada pelo Palácio das Artes. Posteriormente, fundou e foi editor do selo Cuatiara, pelo qual lançou dezenas de livros, seus e de diversos autores. Em 2009, voltou a morar em Caratinga, onde foi secretário municipal de Cultura e trabalhou como assessor técnico de Cultura e Patrimônio da prefeitura.

BIENAL NESTLE

Autor de dezenas de livros, de gêneros variados, Max ficou conhecido pelo romance ‘Maruim’, com o qual venceu a Bienal Nestlé de Literatura em 1986. Naquele mesmo ano, com ‘Guiri’, recebeu outro prêmio importante: o Guimarães Rosa, concedido pelo governo de Minas Gerais. Venceu também o “Cidade de Ouro Preto” em três categorias no mesmo ano!

Max Portes ganhou também os prêmios Cecília Meireles, da Academia Brasileira de Letras, e Ferreira Gullar de Poesia. O amor a Caratinga, de onde guardava as melhores lembranças, foi declarado no livro ‘Memórias da casa de dentro’, em que narrava passagens de sua vida em afinada prosa poética.

De acordo com Glória Borges, sua companheira, Max escreveu até pouco antes de morrer. Ele deixou vários livros inéditos, além de oito contratos assinados com editoras para títulos infantojuvenis. Dois de seus últimos lançamentos nesse gênero, ‘Que febre de mosquito’ (sobre a dengue) e ‘Gato, castelo, elefante?’, foram adquiridos pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação.

De acordo com o crítico Caio Junqueira Maciel, Max Portes buscou dar o máximo de qualidade à literatura de Minas. “O tempo foi a grande matéria dos seus livros”, ressaltou o estudioso da obra do autor de Caratinga.

O PARCEIRO

Maxs Portes sempre foi um colaborador da Jararaca Alegre, desde os anos 80. Primeiro como crítico, apontando erros e sugerindo correções e melhorias quando a J. A. era um jornalzinho estilo “fanzine”. Quando passou a ser editada como revista, e formou um novo time de colaboradores, Maxs passou a colaborar com textos, poemas e quadrinhos (sim, ele também fazia histórias em quadrinhos). Através da J. A., conheceu os integrantes do grupo Os Impublicáveis, que publica revista e site com o mesmo nome, dos quais passou a ser amigo e colaborador. Amigo de todas as horas de todos nas redações das duas publicações, Maxs deixa saudades eternas em nosso grupo, motivo pelo qual preparamos esta homenagem, para a qual todos os interessados em literatura estão convidados.

Haverá apresentações dos músicos ligados às revistas, como Flávio Boca, Cabeto Carli e Auder Jr. A revista Jararaca Alegre é publicada com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocinada por Viação Riodoce e Irmão Supermercados. O João Caetano Cafés Especiais (Kahlua) fica na Rua Guajajaras 416, centro, quase na esquina com Rua da Bahia.

 

Camilo Lucas

Editor – JARARACA ALEGRE

Robert de Andrade

Editor – OS IMPUBLICÁVEIS

Com referências extraídas de obituário do escritor Maxs Portes pelo jornalista Carlos Herculano

Previous post

PIZZARIA RITA PAVONNE

Next post

Apartar