O que que há

BELO HORIZONTE RECEBE É TUDO VERDADE 2015

 

Festival celebra 20ª edição com homenagens aos 80 anos de Vladimir Carvalho e ao centenário de nascimento de Orson Welles.

 

Itinerância mineira exibe vencedores do festival.

 

CCBB sedia a programação gratuita, de 29 de abril a 04 de maio.

 

 

Belo Horizonte se prepara para receber a programação do É Tudo Verdade 2015 – 20o Festival Internacional de Documentários. Pela quarta vez consecutiva, a capital mineira exibe destaques da programação do principal evento latino-americano dedicado à produção não-ficcional. Programada para o período de 29 de abril a 04 de maio, a itinerância ganha um novo espaço, o CCBB, na Praça da Liberdade, onde serão realizadas as sessões gratuitas do festival.

 

“É com especial alegria que o É Tudo Verdade retorna a BH,  pela primeira vez em parceria com a belíssima sede mineira do Centro Cultural Banco do Brasil, instituição que honra o festival como copatrocinador desde o evento inaugural em 1996”, afirma Amir Labaki, fundador e diretor do festival.

 

A abertura do festival será no dia 29 de abril, às 19h, no teatro do CCBB, com a exibição de “A Paixão de JL”, de Carlos Nader, retrato do artista plástico Leonílson (1957-1993) que venceu a competição brasileira de longas-metragens. A projeção será seguida por encontro entre o cineasta e o diretor do festival, Amir Labaki. Até o dia 04 de maio, outras 13 produções serão exibidas com sessões gratuitas, sempre às 14h, 16h e 18h. A retirada dos ingressos deve ser feita 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do CCBB.

 

A programação preparada para Belo Horizonte destaca títulos marcantes das seleções competitivas, informativas e retrospectivas da 20a edição do É Tudo Verdade. Uma das principais atrações é o vencedor da competição internacional de longas, “A França É Minha Pátria”, documentário de arquivo sobre o colonialismo francês na Indochina dirigido pelo mestre franco-cambojano Rithy Panh. Também exibido na disputa internacional, “Chamas de Nitrato” de Mirko Sopar reconstitui a trajetória da atriz Renée Falconetti (1892-1946), estrela de um filme clássico silencioso, “A Paixão de Joana D’Arc” (1928) de Carl T. Dreyer.

 

Entre as estreias nacionais, o festival apresenta a primeira exibição em Belo Horizonte da mais recente realização do documentarista mineiro Rodrigo Siqueira, “Orestes”, lançado na mostra competitiva deste ano. Selecionado para o ciclo paralelo O Estado das Coisas, também conhece sua première mineira “Carregador 1118”, de Eduardo Consonni e Rodrigo T Marques.

 

Da homenagem realizada aos 80 anos do cineasta paraibano Vladimir Carvalho foi escolhido seu longa-metragem de estreia, “O País de São Saruê”. (1971). Por sua vez, a celebração do centenário de nascimento do cineasta americano Orson Welles será exibido “It’s All True – Baseado em Um Filme Inacabado de Orson Welles” (1993), de Bill Krohn, Myron Meisel e Richard Wilson. Já a efeméride de vinte anos do festival pauta a apresentação de um dos títulos centrais da filmografia de Eduardo Coutinho (1935-2014), “Santo Forte” (1998), em diálogo com “Sicário, Quarto 164” (2010) de Gianfranco Rosi. Destacando ainda documentários musicais que fizeram sua estreia no É Tudo Verdade, sessões especiais apresentam “Paulinho da Viola, Meu Tempo É Hoje” (2003), de Izabel Jaguaribe, e “Herbert de Perto” (2006), de Roberto Berliner e Pedro Bronz.

 

 

É TUDO VERDADE 2015 – 20º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS

 

LISTA DE FILMES E SINOPSES DA ITINERÂNCIA BH

 

29/04 – quarta-feira

19h – Abertura: Vencedor Competição Brasileira de Longas / A PAIXÃO DE JL / Carlos Nader / Brasil / 82min

Sinopse: Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista sofrem, no entanto, o impacto da descoberta de que Leonilson é portador do HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.

A projeção será seguida por um encontro com o diretor Carlos Nader e o diretor do festival, Amir Labaki.

 

30/04 – quinta-feira

14h – Welles, 100 / É TUDO VERDADE – BASEADO EM UM FILME INACABADO DE ORSON WELLES / Bill Krohn, Myron Meisel e Richard Wilson / EUA / 89min

Sinopse: Em 1985, Fred Chandler, diretor da Paramount, descobriu na empresa 140.000 pés de material filmado por Orson Welles no Brasil, para o episódio “Jangadeiros”, parte do longa-metragem “It‘s All True”. Grande parte jamais havia sido vista. Richard Wilson, que trabalhara como diretor nas filmagens, realizou o curta “Four Men on a Raft” (86) a partir do material. Com a parceria dos cineastas Bill Krohn e Myron Meisel, o projeto foi expandido para este longa-metragem.

 

16h – Programas Especiais / COMO CHEIRAR UMA ROSA: UMA VISITA COM RICKY LEACOCK À NORMANDIA / Les Blank e Gina Leibrecht/ EUA / 64min

Sinopse: Em 2000, o cineasta norte-americano Les Blank visita o colega britânico Richard Peacock em sua casa, na Normandia. Entre refeições, passeios e conversas entre as bucólicas paisagens do norte da França, Leacock recorda momentos de sua longa carreira, ele que foi um dos pioneiros na introdução do Cinema Direto na América, liberando, com suas inovações técnicas e estilísticas, os documentaristas em direção a uma forma mais natural de registro do momento presente. Depois da morte de ambos, a parceira de Blank, Gina Leibrecht, montou o material, permitindo o acesso a esta extraordinária e calorosa troca de informações entre estes dois excepcionais expoentes de sua arte.

 

18h – Vencedor da Competição Internacional de Longas / A FRANÇA É A NOSSA PÁTRIA / RITHY PANH / França, Camboja / 75min

Sinopse: Valendo-se apenas de materiais de arquivo de diversas procedências, sem comentários em off nem trilha sonora, o destacado cineasta franco-cambodjano Rithy Panh passa em revista quase um século de colonização francesa na Indochina. Imagens aparentemente plácidas, feitas para testemunhar a “missão civilizatória” francesa, com cenas cotidianas e acompanhando a construção de ferrovias, escolas e teatros, evidenciam a arrogância de um processo de dominação colonialista, em que está implícita a ideia de superioridade de uma cultura sobre todas as outras. Uma atitude que se declara, igualmente, nas frases que intercalam as imagens, de autoria de um médico que percorreu toda a Indochina.

 

 

01/05 – sexta feira

14h – Retrospectiva Brasileira: Vladimir, 80 / O PAÍS DE SÃO SARUÊ / Vladimir Carvalho / Brasil / 85min

Sinopse: Rodado no final dos anos 1960, no sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, o filme retrata a vida de lavradores, garimpeiros e outros trabalhadores do Nordeste, destacando sua luta contra a seca e a histórica exploração dos donos da terra – contexto político que provocou sua proibição pela censura em 1971.

 

16h – Documentários Musicais no É Tudo Verdade / PAULINHO DA VIOLA, MEU TEMPO É HOJE / Izabel Jaguaribe / Brasil /83 min

Sinopse: Uma biografia cantada ao ritmo do melhor do samba na vida do músico e sambista Paulinho da Viola, um dos mais requintados compositores da música brasileira. O filme mostra sua trajetória e suas influências, seus mestres e amigos. Em paralelo, revela sua rotina discreta e muito peculiar, com atividades desconhecidas do grande público. Há encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, a Velha Guarda da Portela e outros.

 

18h – Competição Brasileira – Longas / ORESTES / Rodrigo Siqueira / Brasil / 93 min

Sinopse: A filha de uma militante política traída e executada, um policial, uma defensora da pena de morte, um ex-preso político, pais que perderam seus filhos e uma enfermeira que lida diariamente com o resultado da violência são alguns dos personagens que se confrontam nesta reflexão sobre os mecanismos da justiça e as possibilidades de resgate das culpas e dívidas de várias gerações. Fantasmas da ditadura, posições antagônicas sobre responsabilidade, ética e punição e os próprios ritos, tanto dos tribunais como da tragédia grega, são passados no fio da navalha, num processo em que a objetividade se procura, mas escapa.

 

02/05 – sábado

14h – Documentários Musicais no É Tudo Verdade / HERBERT DE PERTO / Roberto Berliner e Pedro Bronz / Brasil / 60 min

Sinopse: Em uma série de conversas, o intérprete e compositor Herbert Vianna revisita sua trajetória artística com os Paralamas do Sucesso. Relembra o acidente de ultraleve em 2001, que matou sua esposa e o deixou paralítico. Fala sobre o processo de superação da tragédia por meio da música, mesclado a depoimentos dos colegas da banda, pais e outros membros da família. O mundo como o músico o vê hoje.

 

16h – Competição Internacional – Longas / CHAMAS DE NITRATO / Mirko Stopar / Noruega, Argentina / 62min

Sinopse: Retrato biográfico da atriz francesa Renée Falconetti, estrela de um único clássico do cinema silencioso: “A Paixão de Joana D’Arc” (1928 de Carl Theodore Dreyer. Baseado em materiais de arquivo, o diretor Mirko Stopar traça a trajetória da atriz desde a feérica Paris dos anos 1920 até a sombria Buenos Aires dos anos 1940.

18h – Vencedor Competição Brasileira de Longas / A PAIXÃO DE JL / Carlos Nader / Brasil / 82min

Sinopse: Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Comentários sobre os acontecimentos que sacudiam o país, em plena era Collor, e o exterior, como a queda do Muro de Berlim, percorrem suas confissões, bem como impressões sobre os diversos filmes a que assistia. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista sofrem, no entanto, o impacto da descoberta de que Leonilson é portador do HIV. A incerteza e a urgência passam a impregnar os seus relatos.

03/05 – domingo

14h – Retrospectiva 20! Vinte aos Pares / SANTO FORTE / Eduardo Coutinho / Brasil / 80 min

Sinopse: Em 5 de outubro de 1997 uma equipe entra na favela Vila Parque da Cidade, situada na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Os moradores assistem à missa celebrada pelo Papa João Paulo II realizada no Aterro do Flamengo. Em dezembro, a equipe volta à favela para descobrir como seus moradores vivem a experiência religiosa.

 

 

16h – Retrospectiva 20! Vinte aos Pares / O SICÁRIO, QUARTO 164 / Gianfranco Rosi / França-EUA / 84min

Sinopse: No mesmo quarto de um motel, na fronteira entre o México e os EUA, onde há anos manteve um refém, um matador que por duas décadas trabalhou a serviço dos narcotraficantes de Ciudad Juárez – tida como a cidade mais violenta do mundo – decide contar sua história. Ele descreve minuciosamente o processo de recrutamento dos chamados “sicários” a partir da adolescência.

 

18h – O Estado das Coisas / DRONE / Tonje Hessen Schei / Noruega / 78min

Sinopse: Há anos, sem que os EUA estejam em guerra contra o Paquistão, drones acionados a partir do deserto de Nevada provocam pesados danos e mortes, inclusive de muitos civis, naquele país. A diretora Tonje Hessen Schei traz a discussão para o centro do dilema de que o desenvolvimento tecnológico caminha mais rápido do que a legislação internacional. Ouve-se diversas famílias paquistanesas, ativistas de direitos humanos, fabricantes e pilotos de drones – jovens que tampouco conseguem compreender seu papel neste nada admirável mundo novo. Bem-vindos à guerra moderna.

 

04/05 – segunda feira

14h – O Estado das Coisas / CARREGADOR 1118 / Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques / Brasil / 65min

Sinopse: O filme acompanha o cotidiano de Antonio da Silva, veterano carregador de caixas de mercadorias no CEAGESP, maior entreposto comercial da América Latina. Imigrante nordestino, ele vive em São Paulo desde 1969, mantendo desde então uma vida dura, de incerteza econômica e também amorosa. Neste momento, ele está se separando da mulher. Mas não há tempo de parar para rediscutir a relação, o trabalho o espera. Quando chega a noite, ele guarda suas poucas coisas num armário lá mesmo e sai para os bares, para a cachacinha nossa de cada dia.

 

16h – Programas Especiais / COMO CHEIRAR UMA ROSA: UMA VISITA COM RICKY LEACOCK À NORMANDIA / Les Blank, Gina Leibrecht/ EUA/ 64min

Sinopse: Em 2000, o cineasta norte-americano Les Blank visita o colega britânico Richard Peacock em sua casa, na Normandia. Entre refeições, passeios e conversas entre as bucólicas paisagens do norte da França, Leacock recorda momentos de sua longa carreira, ele que foi um dos pioneiros na introdução do Cinema Direto na América, liberando, com suas inovações técnicas e estilísticas, os documentaristas em direção a uma forma mais natural de registro do momento presente. Depois da morte de ambos, a parceira de Blank, Gina Leibrecht, montou o material, permitindo o acesso a esta extraordinária e calorosa troca de informações entre estes dois excepcionais expoentes de sua arte.

 

18h – Vencedor da Competição Internacional de Longas / A FRANÇA É A NOSSA PÁTRIA / RITHY PANH / França-Camboja / 75min

Sinopse: Valendo-se apenas de materiais de arquivo de diversas procedências, sem comentários em off nem trilha sonora, o destacado cineasta franco-cambodjano Rithy Panh passa em revista quase um século de colonização francesa na Indochina. Imagens aparentemente plácidas, feitas para testemunhar a “missão civilizatória” francesa, com cenas cotidianas e acompanhando a construção de ferrovias, escolas e teatros, evidenciam a arrogância de um processo de dominação colonialista, em que está implícita a ideia de superioridade de uma cultura sobre todas as outras. Uma atitude que se declara, igualmente, nas frases que intercalam as imagens, de autoria de um médico que percorreu toda a Indochina.

SERVIÇO

 

É Tudo Verdade 2015 – 20º Festival Internacional de Documentários

Em Belo Horizonte, de 29 de abril a 04 de maio

Em Santos, de 07 a 10 de maio

Em Brasília, de 27 de maio a 01 de junho

 

Fundação e direção: Amir Labaki

 

O É Tudo Verdade – 20o Festival Internacional de Documentários é uma co-realização do BNDES, OI, PETROBRAS, CCBB, SABESP, PREFEITURA DE SÃO PAULO e RIOFILME, contando com o apoio do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual, através da lei 8.313/91 (Lei Rouanet), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural/PROAC, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro – Lei de Incentivo à Cultura, e com apoio institucional da Imprensa Oficial de São Paulo.

 

Entrada gratuita.

 

SALA EM BELO HORIZONTE

(de 29 de abril a 04 de maio)

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH

Praça de Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte

(31) 3431 – 9400 (80 lugares)

Previous post

Zeka Sixx faz literatura punk

Next post

Penetras