O que que há

CINEOP RECEBE “PRÊMIO ESPECIAL PRESERVAÇÃO” DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA

 CineOP será homenageada amanhã com a entrega do Prêmio Especial Preservação

 

A Mostra de Cinema de Ouro Preto, a CineOP, será um dos destaques da cerimônia de entrega do 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no Rio de Janeiro. Em reconhecimento ao se papel de foro nacional da preservação do audiovisual, a Academia Brasileira de Cinema vai conceder à CineOP o Prêmio Especial Preservação. A cerimônia está marcada para amanhã (31), às 21h, no Teatro João Caetano, no Rio. 

 A CineOP foi a primeira no circuito dos festivais a destacar o patrimônio cinematográfico através da exibição de clássicos do nosso cinema e abriu espaço para o debate desta história, enfocando décadas e personagens centrais da cinematografia brasileira. Em cinco edições consecutivas, a CineOP exibiu 361 filmes, promoveu cinco seminários, com 24 mesas de debates sobre temáticas históricas pensadas no contemporâneo. Homenageou nove personalidades do cinema nacional, promovendo um re-conhecimento e valoração de suas obras e atuações.

Quem não se lembra da emblemática mesa que, pela primeira vez, uniu as famílias e parceiros dos cineastas Rogério Sganzerla e Glauber Rocha? Dali resultaram novas análises e visões sobre as obras dos dois gênios do cinema nacional. Ou, em outro momento marcante, do debate que levou atrizes, produtores e diretores do cinema da Boca do Lixo da década de 70 para uma releitura da produção da época, sem preconceitos e estigmas?

O professor e crítico de cinema João Luiz Vieira, um dos colaboradores da 6ª edição da CineOP, acredita que a Mostra representa um lugar de resistência contra o descaso quase endêmico do país para com suas imagens e sons do passado, o que, de alguma maneira, reflete em nossa auto-estima e identidade. “Parafraseando a citação filosófica, afirmaria que se existe uma ´bandeira de luta´, a da CineOP poderia ser formulada da seguinte maneira: sou imagem e som…logo existo…”

No âmbito político, Ouro Preto se mostrou acolhedora para a organização dos representantes do audiovisual. Foi eleita por instituições e profissionais do audiovisual para ser fórum privilegiado de discussão e encaminhamento de reflexões e ações para a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro que, a cada edição do evento, se reúnem para elaborar diretrizes que possam contribuir para a construção de um Plano Nacional de Preservação. E durante a 3ª edição da CineOP testemunhou a criação da Associação Brasileira de Preservação do Audiovisual (ABPA), a entidade que tem um objetivo comum em torno da ação de preservação do patrimônio audiovisual e o desejo de trabalhar mais conjuntamente para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade de preservação audiovisual no Brasil.

“A preservação é uma ação estratégica e fundamental para o desenvolvimento de uma nação, portanto, deve integrar a vida social e política do Brasil, que reúne expressivo patrimônio audiovisual, representativo de sua cultura, história, arte e manifestações da sociedade. A CineOP é testemunha da força dos que atuam e trabalham com a preservação”, afirma Raquel Hallak, coordenadora geral da CineOP.

Este ano acontece a sexta edição do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, um fórum anual que conta com a presença de mais de 80 representantes de aproximadamente 50 arquivos de 15 Estados Brasileiros. Durante o Encontro são realizados debates, workshops, oficinas e reuniões de trabalho que resultam na Carta de Ouro Preto – documento oficial que reúne as resoluções do Encontro. Nesta trajetória, o grupo debateu temas relativos a políticas de preservação das imagens em movimento, desafios da preservação audiovisual diante dos avanços tecnológicos, a formação técnica e universitária na área de preservação, entre outros assuntos.  O evento ocorre de 15 a 20 de junho e terá como temática a chanchada, com homenagens ao diretor Carlos Manga.

RETROSPECTIVA

 

Conheça alguns números dos 5 anos da CineOP

®     361 filmes exibidos sendo: 78 longas, 20 médias, 263 curtas,

®     151 sessões de cinema

®     9 homenagens oficiais prestadas a personalidades do cinema brasileiro

®     17 sessões de Cine Escola beneficiaram mais de 10.000 alunos da rede de ensino de Ouro Preto

®     5 seminários realizados, 24 mesas de debates

®     39 oficinas e 1.190 alunos certificados

®     Mais de 12 mil pessoas participaram da Mostrinha de Cinema (voltada ao público infantil)

®     1.475 convidados marcaram presença no evento ao longo dos cinco anos

®     Mais de 1.500 inscritos nos seminários

®     116.100 pessoas é o público que marcou presença no decorrer de cinco anos

Previous post

Quem não tem cão caça com rato

Next post

O que o cu tem a ver com as calças?