O que que há

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS DE CINEMA

Preservação, Cinema e Educação têm destaque no conteúdo das oficinas.

São 250 vagas. Inscrições até 20 de maio pelo site cineop.com.br

 

Estão abertas as inscrições gratuitas para oficinas de cultura oferecidas pela 6ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto durante a realização do evento, de 15 a 20 de junho, na cidade de Ouro Preto (MG).  Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de maio, gratuitamente, através do site www.cineop.com.br. São oito oficinas com oferta total de 250 vagas. Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas oferecidas, a seleção dos interessados será feita de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento. 

 

Conteúdos ligados à preservação do audiovisual e educação através do cinema estão privilegiados nesta sexta edição. “A CineOP renova seu compromisso com a formação e une as linguagens cinema e educação, além de dar ênfase à história, memória e preservação audiovisual – fundamentais para agregar valor de patrimônio à sétima arte”, afirma Raquel Hallak, coordenadora geral da 6ª CineOP.

Uma retrospectiva da tecnologia das imagens em movimento nos últimos séculos, preservação e restauração de acervos e uma simulação do que fizeram os primeiros cineastas, os irmãos Lumière, estão entre as novidades oferecidas nesta edição.  Cinema, vídeo, TV, internet, jogos eletrônicos, a videoarte e os múltiplos usos da fotografia e novas mídias são assuntos das oficinas práticas, em que os alunos terão a oportunidade de fazer curtas para publicação em redes sociais e exibição no encerramento do evento.

A CineOP tem também o propósito de aproximar os alunos do fazer cinematográfico e apresentar como as conquistas tecnológicas cotidianas têm transformado os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público. Além da oferta de oficinas, exibições  de filmes em pre-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminário, Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, sessões cine-escola, mostrinha de cinema e atrações artísticas ocuparão três espaços ouropretanos – o Cine-Praça, na Praça Tiradentes (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Cine Vila Rica (plateia para 600 pessoas) e, no Centro de Convenções, sede do evento, o Cine-Teatro (500 lugares).

Previous post

A FÁBULA COMO ELA É

Next post

ONANISMO