Fábio Almeida

Forte e rasteiro

Reza a lenda que um treinador de futebol havia dito aos seus jogadores:

_ Pênalti se bate assim: forte, rasteiro, no canto que o goleiro não tá!

Tão óbvio que até hoje não sei por que os jogadores insistem em perder pênaltis.

Agora, nos “tempos modernos”, recebo inúmeros e-mails com lições maravilhosas de vida. Pregam amor, paciência, compreensão, atitude, perseverança… e todas as qualidades, e todas as virtudes que o homem deveria ter, ou não tendo, deveria praticar para levar uma vida melhor e tornar o mundo mais humano.

Aí eu me entristeço muito, porque me sinto tão fraco: a “fórmula” ali, resumida, “de bandeja” para eu melhorar e tornar a minha vida mais feliz… e mesmo assim, continuo praticando coisas que me angustiam e às vezes, resultam em sofrimento..

Será que há algo errado comigo? Tenho certeza que sim. Mas também acredito que se a vida fosse tão simples, tomar conhecimento do que é bom, do que é certo e já a partir daí, operar uma mudança, a humanidade seria completamente diferente. Desde o seu princípio.

Até vou confessar uma coisa, sem falsa modéstia: sou um verdadeiro livro de auto-ajuda ambulante. Já bebi em várias fontes e sou capaz de escrever dezenas de páginas floreadas de virtudes e generosidades que, uma vez praticadas, seriam capazes de esvaziar penitenciárias. Lógico, se todos aqueles detentos se dispusessem a praticá-las. Mas aí é que está o grande segredo: como é que conseguimos mudar nossos hábitos e atitudes, sem achar que estamos violando nossas convicções? Temos condições de reconhecer nossos defeitos sendo que às vezes até achamos que eles são virtudes? É aí que não tem fórmula, roteiro ou manual.

E se não consigo chutar forte nem rasteiro, ou o goleiro escolhe o canto depois que eu bater o pênalti? Tem um plano “B”?

Assim como as bulas dos remédios, os e-mails me dão a fórmula e os ingredientes, mas não ensinam como conseguir, em que parte da alma encontrar e como fazer para transformar ansiedade em paciência, ambição em conformação, rancores em perdão, ódio em amor.

Mas não perdi as esperanças, acredito que vai chegar a fase em que as fórmulas virão junto com o mapa do coração e, quem sabe, os segredos da Alma.

                Fábio Almeida     

Previous post

Nossa expulsão do paraíso

Next post

Impublicáveis